O primeiro módulo espacial privado desceu em direção à superfície da lua na noite passada. Mas o que deveria ter sido um enorme marco, infelizmente não sucedeu. Tudo indica que o motor principal da sonda não funcionou.
O motor principal a bordo do módulo não respondeu ao comando da base, causando sua queda sobre a superfície da lua.
A SpaceIL, organização israelense que desenvolveu e lançou o módulo lunar, em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI), anunciou no Twitter: “Principal mecanismo do Beresheet falha! Módulo espacial falhou no pouso. Parece ter caído na superfície da lua! ”.
A jornada
O acidente trouxe o fim de viagem promissora. O módulo lunar Beresheet, foi lançado com sucesso da Flórida em fevereiro. Beresheet aproveitou o tempo no início de março, para fazer uma bela “selfie”, na qual não apenas o módulo, mas também a Terra puderam ser vistos.
Um mês após seu lançamento, a sonda entrou com sucesso em órbita ao redor da lua. Mas na verdade, pousar na superfície desse corpo celeste, acabou sendo uma passo ainda longe demais.
No entanto, a missão escreveu história. O Beresheet é a primeira missão lunar, financiada por uma entidade totalmente privada que conseguiu se alinhar em órbita ao redor da lua.
XPrize Lunar do Google
Lamentavelmente, a decepção é enorme. A SpaceIL trabalhou na Beresheet por muitos anos. Inicialmente, isso foi feito no contexto do Google Lunar XPrize.
Esta competição começou em 2007 e desafiou os participantes a construir um módulo lunar, colocá-lo na Lua, fazer com que o módulo percorresse pelo menos 500 metros nela, tirasse fotos e enviasse para a Terra. O primeiro a realizar isto com sucesso, receberia 30 milhões de dólares.
Várias equipes aceitaram o desafio, mas uma após a outra desistiu. O prazo estabelecido pela organização Google Lunar XPrize também foi adiado. Indicando o quão difícil é configurar e implementar uma missão lunar.
Em 2017, a organização do XPrize do Google Lunar estabeleceu um prazo difícil. Para poderem receber o prêmio em dinheiro, os participantes naquele tempo, 5 deles, incluindo o SpaceIL, teriam que lançar seus módulos lunares antes de 31 de março de 2018.
Nenhuma das partes conseguiu; e assim o XPrize Lunar do Google terminou sem vencedor. Mas vários participantes, de última hora, prometeram continuar seu trabalho e ainda ir à lua. E a SpaceIL foi a primeira a cumprir a promessa.
Embora o SpaceIL não tenha conseguido colocar a sonda lunar na Lua, parece uma questão de tempo, para que a primeira entidade privada ponha os pés na lua.
Dois outros ex-participantes do Google Lunar XPrize, o Moon Express e o PTScientists, ainda estão na corrida para ser o primeiro a colocar um módulo, financiado por entidades privadas, na superfície da lua.
PTScientistas pretendiam fazer uma tentativa neste verão, mas adiaram para 2020. A Moon Express ainda tem planos para este ano.
Persistir
O acidente do módulo israelense, ensinou a todos os participantes, que colocar um módulo na Lua não é uma corrida. O espaço é um terreno difícil.
A Beresheet preparou o caminho para futuras missões privadas na Lua. E o acidente não muda o sonho de colocar um módulo lunar privado em nosso satélite natural.
Certamente não impedirá a SpaceIL de descobrir exatamente onde as coisas deram errado. E essa informação acabará contribuindo para uma nova missão lunar israelense.
Chegou-se muito perto. A missão fracassou, mas o sonho não.