Redes Sociais

Mundo

Israel lança sua primeira sonda à Lua com sucesso

A primeira missão financiada pelo setor privado é lançada pronta para fazer história.

Thaís Garcia

Publicado

em

Israel lança sua primeira sonda à Lua com sucesso 21
Shoshanna Solomon

Na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, EUA, o foguete SpaceX Falcon 9 é lançado com êxito, levando a primeira sonda lunar de Israel.

Depois de completa, a missão tornará o Estado judeu a quarta nação a chegar à superfície da Lua, feito realizado apenas pelos EUA, Ex-União Soviética e China. Dessa maneira, Israel provará que um pequeno país, também é capaz de ir à Lua.

A viagem da sonda não-tripulada “Beresheet” (que significa “Genesis” ou “No Começo”), que é tão grande quanto uma lava-louças, durará dois meses.

A sonda não irá diretamente para a Lua, mas viajará cerca de 6,5 milhões de quilômetros através do espaço, antes de pousar na Lua. Esta, será primeiramente colocada em órbita ao redor da Terra e depois será captada pela gravidade da Lua.

O pouso na Lua está previsto para 11 de abril deste ano.

A Beresheet era um dos três conjuntos de carga transportados pelo Falcon 9, parte da frota de foguetes privados da empresa espacial bilionária do empresário Elon Musk, a SpaceX.

As outras duas cargas do foguete eram um satélite de telecomunicações para a Indonésia e um satélite experimental para a Força Aérea dos EUA.

Financiamento Privado

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o projeto multimilionário foi amplamente financiado por bilionários israelenses, como o magnata Sheldon Addison e sua esposa Miriam e o presidente do SpaceIL e empresário Morris Kahn.

Dessa forma, será a primeira missão lunar com financiamento privado.

Missão

Uma vez na lua, a missão do Beresheet durará dois dias. A sonda medirá o campo magnético do local de pouso e enviará dados e fotos à Terra.

Os dados serão transmitidos através da agência espacial norte-americana NASA para a estação terrestre israelense Yehud, do SpaceIL.

A nave leva uma cápsula do tempo, contendo a bandeira de Israel, o hino nacional, a Torá e a história de um sobrevivente do Holocausto.

No final de sua breve missão, está planejado fechar a espaçonave, deixando Beresheet  a cobrir a paisagem lunar.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites