O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou o Irã que Ali Khamenei, o mais alto líder espiritual do país, deve prestar atenção ao que ele diz. Trump respondeu às duras palavras que Khamenei falou aos EUA durante as orações de sexta-feira (17), atuando como autoridade espiritual pela primeira vez desde 2012.
“O chamado “Líder Supremo”do Irã, que não tem sido tão Supremo ultimamente, disse algumas coisas desagradáveis sobre os Estados Unidos e a Europa. Sua economia está em colapso e seu povo está sofrendo. Ele deve ter muito cuidado com suas palavras!”, escreveu Trump no Twitter.
The so-called “Supreme Leader” of Iran, who has not been so Supreme lately, had some nasty things to say about the United States and Europe. Their economy is crashing, and their people are suffering. He should be very careful with his words!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 17, 2020
“O ataque com mísseis contra os americanos no Iraque foi um golpe na cara de um poder arrogante e prova de que Alá está conosco”, disse Khamenei na sexta-feira (17) ,durante seu primeiro sermão em oito anos. O aiatolá chamou o dia em que o Irã atacou alvos americanos “um dia de Alá”.
Ele também expressou seu apoio à Guarda Revolucionária, o corpo de elite militar iraniano. Khamenei disse aos presentes, que, entre outras coisas como cantar “Morte a América”, a Guarda Revolucionária agora também conduzirá sua luta fora das fronteiras do Irã, já que os EUA mataram o terrorista e general iraniano Qassem Soleimani. Ele exigiu às tropas americanas que deixassem a região.
Crise
O Irã está atualmente em profunda crise: a economia do país está sofrendo sanções externas e a pressão externa está aumentando. Além disso, houve muita agitação entre a população, que aumentou ainda mais desde que a Guarda Revolucionária derrubou um avião ucraniano matando os 176 passageiros, em meio a tensões com os EUA. No entanto, demorou vários dias para a Guarda Revolucionária admitir que era responsável pelo ataque ao avião.
Posteriormente, os manifestantes dirigiram sua ira à Guarda e ao regime religioso. O presidente Trump expressou seu apoio aos manifestantes em tweets em Inglês e Farsi.
O líder iraniano ainda acrescentou mais ataques aos EUA, chamando-os de “palhaços” em seu discurso.
“Nossos inimigos ficaram felizes por ter encontrado uma desculpa para minar a Guarda, o exército e nosso sistema. Esses palhaços americanos que mentem e dizem que estão do lado do povo iraniano devem ver quem é o povo iraniano. O acidente de avião foi uma tragédia amarga que abriu uma ferida em nossos corações. Mas alguns tentaram usá-lo para desviar a atenção da tortura de nosso grande comandante Soleimani”, disse Khamenei durante seu discurso.