Redes Sociais

Mundo

Pompeo afirma que ‘Taiwan não faz parte da China’ e porta-voz do governo chinês rebate com ameaças

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: AP

A China rebateu na sexta-feira (13) os comentários do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que disse que a ilha democrática de Taiwan não fazia parte da China, prometendo contra-atacar qualquer tentativa de prejudicar seus interesses, enquanto Taipei recebia o apoio do alto diplomata americano .

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse que Pompeo prejudicou ainda mais as relações sino-americanas ao afirmar que “Taiwan não faz parte da China”, durante uma entrevista de rádio do Secretário de Estado dos EUA na quinta-feira (12).

“Dizemos solenemente a Pompeo e sua laia que qualquer comportamento que enfraqueça os interesses centrais da China será recebido com um contra-ataque resoluto da China”, disse Wang.

Pompeo fez comentários sobre Taiwan, que nunca foi governado pelo Partido Comunista Chinês (PCC) nem fez parte da República Popular da China, enquanto explicava a obrigação legal dos EUA de fornecer à ilha os meios para se defender, no Programa da Salem Radio Network, de Hugh Hewitt.

Sob o secretário-geral do Partido Cominsta Chinês (PCC), Xi Jinping, a China intensificou suas reivindicações na ilha e se recusou a descartar uma invasão militar. No entanto, a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse repetidamente que os 23 milhões de habitantes do país não desejam abrir mão de sua soberania de fato ou de seu modo de vida democrático.

A China impôs sanções às empresas americanas que vendem armas para Taiwan e repetidamente envia aviões de combate ao espaço aéreo de Taiwan durante eventos importantes, como eleições ou visitas de altos funcionários americanos.

O comentário de Pompeo distanciou ainda mais os EUA da reivindicação da China sobre Taiwan, da sua “Política de Uma China”. Ele também disse que o compromisso dos EUA com Taiwan é bipartidário e elogiou Taiwan como “um modelo de democracia”.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan agradeceu a Pompeo por seu apoio. Pompeo disse que Taiwan é um país soberano e independente.

“Este é um fato e o status quo”, disse o Ministério em um comunicado.

Esta é provavelmente a primeira vez que um Secretário de Estado dos EUA afirma claramente que Taiwan não faz parte da China.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites