O jornalista Allan dos Santos, dono do portal Terça Livre, usou as redes sociais para denunciar uma nova ameaça de morte que recebeu.
Ele já havia sido ameaçado há menos de uma semana, conforme noticiado pelo Conexão Política.
Desta vez, ele publicou o print da ameaça no Twitter e escreveu a seguinte legenda:
“ Mais uma ameaça depois do meu programa matinal. Não irão me intimidar”.
O e-mail recebido pelo jornalista contém palavras ofensivas e sugere o estupro da esposa de Allan e da também jornalista Fernanda Salles.
O canal Terça Livre vem atuando diretamente na desmistificação de falsas notícias que são divulgadas, principalmente, em grandes veículos de comunicação.
Posicionamento da Abraji
Nesta última segunda-feira, 22, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) manifestou-se sobre o caso, em nota em seu site:
“A Abraji considera que ninguém deve ser alvo de ameaça ou intimidação em razão do que publica. O uso de ameaças de violência para intimidar comunicadores é um atentado à liberdade de expressão e à democracia. Tal prática não pode ser tolerada ou ficar impune. Conclamamos as autoridades a investigar a autoria dos emails, a aplicar as sanções cabíveis e a garantir a segurança dos atingidos”.
Como esperado, a Associação alfinetou o jornalista Allan dos Santos por também ter ‘atacado’ jornalistas em outras ocasiões, e citou o exemplo da Constança Rezende, do Estadão.
Segundo a associação, as acusações do Terça Livre à jornalista do Estadão foram inverídicas.
“Para a Abraji, o importante é a ameaça, e não apenas quem é alvo dela. Não nos cabe dar tratamento diferenciado aos ameaçados com base no que publicam, seja no interior do país ou nas grandes capitais”, declarou a Abraji em nota.
https://twitter.com/allantercalivre/status/1121879854029447169
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR