Redes Sociais

Saúde

Cientistas dizem que homens são mais vulneráveis ao novo vírus corona do que mulheres

Thaís Garcia

Publicado

em

Cientistas dizem que homens são mais vulneráveis ao novo vírus corona do que mulheres 14
Imagem: Getty Images

Cientistas observaram que os homens são mais vulneráveis ao novo vírus corona do que as mulheres, relatou o The Financial Times. Um sistema imunológico mais fraco seria o culpado por isso.

Aproximadamente 99% de todos os chineses infectados nos hospitais de Wuhan são homens, escreveu a jornalista científica Anjana Ahuja, que se baseia em dados da revista médica The Lancet.

Apenas 1% é do sexo feminino.

A enorme diferença chama a atenção. “Surge uma imagem de um novo patógeno que prevê homens desproporcionalmente”.

Segundo o relatório, são principalmente os homens mais velhos com sintomas preexistentes, como insuficiência cardíaca e diabetes, que são mortos pelo vírus.

Segundo Ahuja, há várias razões pelas quais os números se mostram em desvantagem para os homens.

O comportamento de fumar e as diferenças hormonais podem afetar o sistema imunológico.

As mulheres seriam mais sensíveis a doenças autoimunes, de modo que seu sistema imunológico exibisse uma resposta mais forte às infecções por vírus. Elas têm em média cerca de 6 a 8 anos a mais que os homens, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). A chance de bebês do sexo feminino atingirem seu primeiro aniversário também é maior.

O imunologista Stanley Perlman, da Universidade de Iowa, sugere que hormônios, incluindo estrogênio, contribuem para a defesa contra o vírus. Perlman viu o mesmo em ratos. Os machos também eram mais suscetíveis que as fêmeas.

Estudos sobre surtos de SARS e MERS mostraram que os homens tinham 9% mais chances de adoecer com o primeiro vírus e 6% com o segundo.

“Alguns cientistas agora estão convencidos de que os números mostram uma clara fraqueza pelos coronavírus nos homens”, disse Ahuja

Acompanhe a cronologia da expansão do novo vírus corona aqui

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites