Redes Sociais

Japão

Presidente Bolsonaro homenageia o Japão como único líder das Américas na entronização do imperador Naruhito

Thaís Garcia

Publicado

em

Presidente Bolsonaro homenageia o Japão como único líder das Américas na entronização do imperador Naruhito 19

O imperador japonês Naruhito aceitou oficialmente o trono e fez a promessa de que cumprirá seu dever como símbolo do Estado. Naruhito, 59 anos, fez isso em uma cerimônia milenar no salão principal do Palácio Imperial em Tóquio, na presença de chefes de Estado e convidados de mais de 180 países. O presidente Bolsonaro foi o único líder do continente americano presente na cerimônia.

“Nosso respeito e carinho pelo povo japonês”, publicou também o presidente no Twitter.

Naruhito
Em 1º de abril, o nome do novo período imperial no Japão foi anunciado: “Reiwa”. E no dia 30 de abril, o imperador Akihito abdicou do trono, que foi assumido pelo seu filho Naruhito, no dia 1 de maio de 2019, quando se deu o início a esta nova era.

A cerimônia de proclamação como imperador foi realizada nesta terça-feira, no dia 22 de outubro.

A renúncia de Akihito, de 85 anos, marca o fim da era Heisei, iniciada em 1989. Naruhito sucedeu seu pai Akihito como o 126º Imperador do Japão. Seu pai foi o primeiro imperador a renunciar ao trono em dois séculos. Akihito foi imperador de 1989 a 2019.

“Juro que agirei de acordo com a Constituição e cumprirei minha responsabilidade como símbolo do Estado e da unidade do povo. Espero sinceramente que o Japão continue a desenvolver e contribuir para a amizade e paz da comunidade internacional e para o bem-estar e a prosperidade das pessoas através da sabedoria e dos esforços”, disse Naruhito na presença de 2.000 convidados, incluindo o Presidente Jair Bolsonaro.

“Reiwa”

O nome do novo período imperial no Japão, o “Reiwa”, vem do chamado “Manyoshu”, a mais antiga coleção de poemas japoneses, datada em 759. “Rei” significa feliz, ou ordem. “Wa”, paz ou harmonia. O poema em que os personagens foram extraídos é sobre flores de ameixeira, que refle um período bonito: bom e suave.

A ameixa floresce depois de um inverno frio. O nome deve refletir a esperança de que os japoneses possam florescer “como uma bela flor de ameixa” nesta nova era.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites