Redes Sociais

Mundo

O Japão entra em uma nova era com ‘Reiwa’: ordem e harmonia

Thaís Garcia

Publicado

em

O Japão entra em uma nova era com 'Reiwa': ordem e harmonia 20
JIJI PRESS/AFP

Nesta manhã, o nome do novo período imperial no Japão foi anunciado: “Reiwa”. No dia 30 de abril, o atual imperador Akihito abdicará do trono, que será assumido pelo seu filho Naruhito, no dia 1 de maio de 2019, quando dará início a esta nova era. A cerimônia de proclamação como imperador será realizada no dia 22 de outubro deste ano.

A renúncia de Akihito, de 85 anos, marca o fim da era Heisei, iniciada em 1989.

O Japão entra em uma nova era com 'Reiwa': ordem e harmonia 21

O atual imperador Akihito (à direita) e seu filho Naruhito que assumirá o trono. Imagem: AFP

Reiwa
O nome “Reiwa” vem do chamado “Manyoshu”, a mais antiga coleção de poemas japoneses, datada em 759. “Rei” significa feliz, ou ordem. “Wa”, paz ou harmonia. O poema em que os personagens foram extraídos é sobre flores de ameixeira, que refle um período bonito: bom e suave.

O Japão entra em uma nova era com 'Reiwa': ordem e harmonia 22

“Reiwa”a nova era. Imagem: JAP Photo/Eugene Hoshiko

 

Quebra de tradições
O primeiro ministro Abe explicou em uma conferência de imprensa que “a ameixa floresce depois de um inverno frio”. O nome deve refletir a esperança de que os japoneses possam florescer “como uma bela flor de ameixa” nesta nova era.

Segundo a tradição japonesa, o nome é apenas anunciado no dia em que o novo imperador assume o trono. Abe quebrou essa tradição porque o imperador Akihito decidiu renunciar, devido a problemas de saúde. É a primeira vez em mais de dois séculos que um imperador renuncia voluntariamente.

O país se divide quando se trata deste tipo de tradições milenares. Muitos jovens têm pouca afinidade com estas tradições. Na década de 70, mais de 80% dos japoneses usavam a era japonesa. Mas, de acordo com as recentes pesquisas de opinião, este número caiu para 34%. A nova geração japonesa considera a era ocidental muito mais fácil de se usar.

Adaptação
No Japão, em breve não haverá o ano 2019, mas Reiwa-1 e, em seguida, Reiwa-2.

Portanto, essa nova era trará muitas mudanças ao país e precisará de muito tempo e investimento. Todo o software deverá ser adaptado, novas moedas devem ser impressas e a data deve ser ajustada em todos os papéis oficiais. Também os funcionários do governo devem passar todos os documentos para as novas datas e selos especiais, como por exemplo, as datas de expiração das carteiras de motoristas dos japoneses.

O anúncio foi feito um mês antes, para que escritórios e órgãos do governo possam se atualizar e se preparar para a transição, antes que ela entre em vigor no próximo mês.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites