Redes Sociais

Irã

EUA em alerta: Irã esconde mísseis em túnel subterrâneo da Síria

Thaís Garcia

Publicado

em

EUA em alerta: Irã esconde mísseis em túnel subterrâneo da Síria 15
Imagem: Getty

Novas imagens de satélite revelam que o Irã está construindo um túnel subterrâneo na Síria para ocultar mísseis e outras armas de grande escala, segundo a Fox News.

Imagens da Image Sat International (ISI), uma empresa de inteligência geoespacial, mostram uma estrutura de 122 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 3,9 metros de profundidade na base militar de Iman Ali, no leste da Síria.

EUA em alerta: Irã esconde mísseis em túnel subterrâneo da Síria 16

Entrada de tunel na base militar de Iman Ali, no leste da Síria.

As primeiras imagens da estrutura foram tiradas em 18 de outubro. Poucos dias depois, novas imagens mostram que um galpão foi usado para esconder a entrada da vista.

O túnel, que é grande o suficiente para um carro passar, está quase pronto e poderá ser utilizado em breve.

A Fox News informa que as autoridades acreditam que o Irã usará o túnel para esconder mísseis e outras armas sofisticadas.

Ataques
As autoridades americanas disseram acreditar que o Irã está por trás de vários ataques recentes com mísseis perto de tropas americanas no Iraque.

Os ataques tornaram-se cada vez mais sofisticados e frequentes nas últimas cinco semanas, provocando preocupação entre os líderes americanos de que o Irã possa estar planejando ataques mais sérios.

O ataque mais recente foi na segunda-feira (9), quando as forças armadas do Iraque disseram que quatro mísseis atingiram perto de um campo militar ao lado do Aeroporto Internacional de Bagdá. Nenhuma tropa dos EUA foi morta no ataque aéreo, mas as autoridades iraquianas que trabalham com as forças americanas disseram que seis de suas tropas ficaram feridas.

Enquanto isso, o secretário de Defesa, Mark Esper, estuda a possibilidade de que os EUA poderão enviar mais tropas para a região.

“Diariamente, monitoramos o que está acontecendo no Oriente Médio, na península coreana, no cenário europeu – em todo o mundo, e fazemos ajustes em nossas forças para cima ou para baixo com base nas necessidades do comandante e isso acontece novamente rotineiramente”, disse Esper, enquanto falava em um evento organizado pelo Fórum de Defesa Nacional Reagan no sábado (7).

Israel
Mísseis iranianos também representam uma ameaça para Israel.

No início deste ano, as autoridades do Hamas agradeceram ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, em Teerã, por fornecer mísseis ao grupo terrorista contra Israel e o Ocidente.

Khamenei prometeu continuar prestando ajuda econômica e militar ao Hamas porque “a vitória sobre o inimigo só será alcançada através de lutas e resistências”, disse ele.

“Há alguns anos, os palestinos combateram o inimigo sionista com pedras e hoje estão equipados com mísseis precisos”, disse Khamenei.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites