Redes Sociais

Austrália

Após incêndios, inundações e tempestades de areia, granizo e relâmpagos, agora, aranhas mortais ameaçam a Austrália

Thaís Garcia

Publicado

em

Após incêndios, inundações e tempestades de areia, granizo e relâmpagos, agora, aranhas mortais ameaçam a Austrália 15
Imagem: Wikimedia Commons

A Austrália já teve que lidar com incêndios florestais extremos, inundações, e cenários apocalípticos de tempestades de areia, relâmpagos e granizo este ano. Agora, especialistas estão alertando para tomar cuidado com aranhas mortais por causa das “condições perfeitas” que existem atualmente para a criatura se proliferar.

A chamada Atrax robustus, conhecida também pelo nome comum de aranha-teia-de-funil, é considerada uma das aranhas mais perigosas do mundo, o seu nome deve-se ao fato de elaborar teias que assemelham-se a funis.

Elas sempre se sentiram em casa nas florestas úmidas da costa leste da Austrália. Porém, devido às condições climáticas extremas dos últimos tempos, o Australian Reptile Park, em Somersby, alerta para o “aumento da atividade” das espécies de aranhas altamente venenosas. Uma picada pode ser fatal para os humanos ao afetar o sistema nervoso. Essas aranhas são agressivas e usam as patas para se prender as suas pressas e injetar seu veneno.

Warren Bailey, proprietário do Controle de Pestes ABC em Sydney, disse à CNN que nos últimos 100 anos, pelo menos 12 pessoas morreram devido às consequências de tal mordida.

“Por causa da chuva e agora do calor novamente, vemos que as aranhas-teia-de-funil começam a se mover um pouco mais, especialmente os machos vão à procura de uma fêmea. As aranhas-teia-de-funil são uma das aranhas mais perigosas do mundo. Temos que levar isso muito a sério”, disse o porta-voz Daniel Rumsey do parque em um vídeo no Facebook.

Catástrofes naturais

A Austrália vem sendo atingida por catástrofes climáticas extremas há meses. Uma área do tamanho do estado de São Paulo foi destruída como resultado de ferozes incêndios florestais. Dizem que 29 pessoas e mais de 1 bilhão de animais (mamíferos, aves e répteis, anfíbios) foram mortos. Fortes tempestades trouxeram algum alívio para as áreas devastadas por incêndios florestais na semana passada, mas também causaram inundações. Em alguns lugares, a tempestade foi acompanhada por pedras do granizo do tamanho de bolas de golfe e também houve tempestades de areia e relâmpagos.

Tudo isso é a circunstância perfeita para a aranha mortal prosperar. O Reptile Park pede às pessoas para capturar as aranhas, se possível.

“Traga-as para nós. Temos anos de experiência nisso e o veneno salvou centenas de vidas”, diz Rumsey. O parque usam o veneno para seu programa de antídoto.

Evacuações

Com o clima extremo na Austrália, moradores de subúrbios da capital australiana Canberra foram evacuados hoje, após um novo incêndio florestal perto do aeroporto.

No sudeste do país, há temperaturas e vento extremamente altos e, com isso, ainda há chance de novos incêndios.

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites