Redes Sociais

Austrália

Mais de 5.000 dromedários são sacrificados na Austrália por serem uma ameaça aos recursos hídricos

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Shutterstock

Homens armados a bordo de helicópteros mataram mais de 5.000 dromedários selvagens na Austrália em uma campanha para enfrentar os perigos que esses animais representam para a população, no contexto da seca que atinge o país.

As autoridades locais do estado da Austrália do Sul afirmam que tropas “extremamente significativas” de dromedários em busca de água e comida estavam se aproximando de zonas cada vez mais habitadas. Eles representavam uma ameaça ao estoque das aldeias, também causavam danos e eram um perigo para os motoristas.

A Austrália teve o ano mais quente e seco de todos os tempos em 2019. Isso não apenas dificultou o combate aos dramáticos incêndios florestais que ainda ocorrem em algumas áreas, mas também levou à escassez de água em muitos lugares.

O sacrifício destes animais nas áreas controladas pelos aborígines de Anangu Pitjantjatjara Yankunytjatjara (APY), no extremo noroeste do estado da Austrália do Sul, durou cinco dias e terminou no domingo (12), disse o diretor geral Richard King das áreas da APY, onde vivem cerca de 2.300 pessoas.

“Entendemos as preocupações dos defensores dos animais. Mas há muita desinformação sobre a vida real dos animais selvagens não-endêmicos em um dos lugares mais áridos e remotos do planeta”, disse King em seu comunicado. Ele enfatizou que seu primeiro trabalho como diretor era proteger recursos hídricos preciosos e proteger a vida de todos.

Recursos hídricos contaminados

O Diretor-Geral explicou que os dromedários enfraquecidos frequentemente acabam em poços de água e até morrem, contaminando recursos hídricos preciosos para os moradores e a fauna selvagem.

As autoridades do APY disseram à agência de imprensa francesa AFP que mais de 5.000 dromedários foram mortos na campanha.

O dromedário apareceu na Austrália na década de 1840 através dos colonos, e era utilizado como meio de transporte antes que as ferrovias fossem erguidas.

A Austrália é o país com a maior população de dromedários selvagens. Estimativas oficiais relatam um milhão de animais nos vastos desertos do interior.

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

Parceiros

alan correa criação de sites