As forças de segurança iranianas abriram fogo contra manifestantes durante os protestos após a confissão de que o Irã é responsável pela derrubada de um avião de passageiros ucraniano. Balas e gás lacrimogêneo foram usados, alegam os manifestantes em Teerã.
Os protestos com milhares de pessoas saindo às ruas seguem a derrubada do avião de passageiros com 176 pessoas a bordo pela defesa aérea iraniana. Os manifestantes estavam revoltados com a maneira como o Irã lidou com o desastre do Boeing ucraniano. Primeiramente, o Irã havia negado o disparado contra a aeronave, mas após a pressão internacional, reconheceu a derrubada do avião de passageiros.
Durante a demonstração de sábado (11), pelo menos três mil manifestantes se reuniram na universidade de Teerã e em outras cidades, onde ecoavam gritos contra o governo iraniano, informou a agência de notícias iraniana ILNA.
Os manifestantes cantam textos como “Eles mentem que a América é nosso inimigo, nosso inimigo está aqui”.
A manifestação contra o governo é extremamente rara no Irã. Mas em novembro, várias manifestações foram derrubadas pelo regime islâmico dos aiatolás.
No domingo (12), as manifestações continuaram. Os manifestantes exigiam a saída dos líderes políticos e militares de seu país. Assim como nos protestos anteriores contra o governo, onde 1.500 pessoas morreram nos últimos meses.
Hoje (13) é o terceiro dia de protestos no Irã. Em um vídeo publicado por um jornalista iraniano, Estudantes da Universidade Sharif cantam: “A elite iraniana foi morta pela República Islâmica”.
https://twitter.com/mohmd_mozafari/status/1216690954863812608
Sangue na rua
Filmes divulgados ontem nas redes sociais mostram cenas próximas aos protestos. As imagens também mostravam poças de sangue e manifestantes em fuga e feridos. A autenticidade dessas imagens ainda não foi estabelecida, mas muitas testemunhas que participavam das manifestações registraram as mesmas cenas.
Em um dos vídeos é possível ver rastros e poças de sangue no chão das ruas onde ocorriam as manifestações.
https://twitter.com/mohmd_mozafari/status/1216450933493837827
Um outro vídeo mostra pelo menos duas mulheres jovens atingidas por tiros nas pernas e com sangramento intenso.
https://twitter.com/mamadou_babaei/status/1216484081267101702
EUA de olho no Irã
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou, em Inglês e Persa, que o regime iraniano não deve repetir o massacre acontecido nas manifestações de novembro do ano passado. Trump publicou no Twitter um recado para o Irã, alertando que os EUA e o mundo estão observando o Irã.
“Para os líderes do Irã – NÃO MATE SEUS MANIFESTANTES. Milhares já foram mortos ou presos por vocês, e o mundo está assistindo. Mais importante, os EUA estão assistindo. Ligue novamente a Internet e permita que os repórteres circulem livremente! Parem a matança de seu grande povo iraniano!”, escreveu Trump.
خطاب به رهبران ايران: معترضان خود را نكشيد. هزاران تن تاكنون به دست شما كشته يا زنداني شده اند، و جهان نظاره گر است. مهمتر از ان، ايالات متحده نظاره گر است. اينترنت را دوباره وصل كنيد و به خبرنگاران اجازه دهيد ازادانه حركت كنند! كشتار مردم بزرگ ايران را متوقف كنيد! https://t.co/rzpx3Nfn03
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 12, 2020