Redes Sociais

Brasil

Empresa israelense, que extrai água potável do ar, construirá fábrica com a tecnologia no Brasil

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Watergen

Uma instalação que fabrica tecnologia israelense que extrai água limpa e potável a partir do ar será construída no Brasil. O plano é voltado para enfrentar os desafios atuais do Brasil, relacionados à escassez de água e à seca.

O acordo comercial ocorreu durante a Cúpula de Inovação Brasil-Israel no hotel David Citadel, em Jerusalém, em 2 de abril do ano passado, quando o Ministro Marcos Pontes estava em Israel como parte de uma missão do Brasil, na conferência Cybertech 2019 em Tel Aviv.

Ministro Marcos Pontes e o presidente da Watergen, Dr. Michael Mirilashvili. Foto: Watergen.

A instalação da fábrica é um projeto da empresa israelense Watergen e proporcionará benefícios econômicos e ambientais ao Brasil.

Em uma carta de intenções ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes, o presidente e visionário da Watergen, Dr. Michael Mirilashvili, explicou: “Os efeitos dessa operação de fabricação serão tremendos: nossas linhas podem empregar milhares de brasileiros, melhorando a saúde pública e segurança, e fornecendo a água limpa necessária. Além disso, nossa solução promove segurança ambiental e economia de custos, evitando a necessidade de sistemas caros de transporte de água e evitando a necessidade de jarros e recipientes de plástico”.

Geradores de água atmosférica

A instalação fabricará geradores de água atmosférica como o GENNY, GEN-350 e de grande escala.

O GENNY pesa 50 kg e é adequado principalmente para residências e escritórios. Usando o ar ambiente, o GENNY pode produzir até 27 litros de água por dia.

O GENNY pode produzir até 27 litros de água por dia. Foto: Watergen.

O GEN-350 de média escala pesa 800 kg e pode produzir até 900 litros de água por dia. Como uma máquina transportável que pode ser facilmente colocada em um caminhão ou veículo de resposta a emergências, a GEN-350 pode ser instalada em qualquer lugar e foi especialmente projetada para ajudar as pessoas em locais que não são facilmente acessíveis.

O GEN-350, de tamanho médio, pode produzir até 900 litros de água por dia. Foto: Watergen.

Os geradores de água atmosférica em grande escala GEN-L podem produzir até 5.000 litros de água por dia. Eles são projetados especialmente para fornecer água em escala industrial, permitindo que fábricas e comunidades rurais tenham acesso instantâneo a água pura e limpa. Os geradores de grande escala também podem ser instalados nos telhados, ajudando a descentralizar o fornecimento de água potável em municípios com infraestrutura hídrica insuficiente. Todos os geradores de água atmosférica não precisam de infraestrutura especial para operar, exceto de uma fonte de eletricidade, como geradores ou aquecedor solar.

Os geradores de água atmosférica em grande escala GEN-L podem produzir até 5.000 litros de água por dia. Foto: Watergen.

Prêmios internacionais

Os esforços da Watergen para disponibilizar água fresca e pura em todo o mundo renderam à empresa sua colocação na lista do ‘Fórum Econômico Mundial dos Pioneiros em Tecnologia do Mundo em 2018’.

Na feira internacional de eletrodomésticos ‘Consumer Electronics Show (CES) de 2019’, patrocinada pela Consumer Technology Association (CTA), o GENNY foi nomeado como o “Melhor Homenageado da Inovação” na categoria “Tecnologia para um mundo melhor”, em Las Vegas, nos EUA.

Neste ano, o GENNY foi nomeado o vencedor do ‘Produto de Eficiência Energética do Ano’, na premiação de ‘Marca de Excelência em Casa Inteligente de 2020’, na mesma Feira de CES.

A Consumer Technology Association (CTA) apresenta o prêmio internacional que homenageia as principais inovações do setor no mercado de casas inteligentes.

Doações

Em fevereiro de 2019, quando a Watergen recebeu a delegação do Brasil – liderada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marcos Pontes – no escritório da Watergen em Herzliya para discutir possíveis soluções para problemas de água potável no Brasil, a empresa israelense doou ao Brasil 10 máquinas de tamanho médio e 1 pequena que produzem água potável do ar.

As 10 máquinas de tamanho médio GEN-350 podem produzir até 900 litros de água potável por dia, de acordo com a umidade do local onde a máquina está instalada; e a pequena pode produzir até 30 litros de água potável por dia.

Segundo Pontes, o GEN-350 foi instalado em escolas e hospitais em todo o Brasil, principalmente em áreas que não têm água potável.

Pesando apenas 800 kg, o GEN-350 é facilmente transportável e pode ser instalado em qualquer lugar, mesmo em locais remotos. É fornecido com um sistema interno de tratamento de água e não precisa de infraestrutura para operar, exceto eletricidade.

Escassez de água

Há décadas o Brasil enfrenta a escassez de água. Esta afeta mais de 800 municípios em todo o país, devido à infraestrutura precária e ao planejamento insuficiente por falta de vontade de governos anteriores em trazer melhorias à população destas regiões.

A tecnologia de Israel veio em socorro do povo brasileiro. Os esforços da Watergen para disponibilizar água limpa para o Brasil, e também para outros lugares no mundo, mudará o destino das vidas que serão beneficiadas com essa nova e importante tecnologia.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Parceiros

alan correa criação de sites