Um consórcio de empresas chinesas assinou um contrato com o governo do estado da Bahia, em novembro, para construir uma ponte de 12 quilômetros na entrada da baía em frente à cidade de Salvador.
A ponte para a ilha de Itaparica, programada para ser a mais longa sobre a água da América Latina, levará 5 anos para ser construída e custará 6,7 bilhões de reais, disseram autoridades baianas.
O consórcio é formado pela China Communications Construction Co Ltd, pela CCCC South America Regional Company e pela China Railway 20 Bureau Group Corporation, uma unidade da China Railway Construction Corp Ltd.
Eles levarão um ano para obter as licenças e preparar os equipamentos necessários para iniciar a construção, disseram as autoridades.
“É o maior investimento de um grupo chinês no Brasil”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao assinar o contrato. “Os acionistas do consórcio são as maiores empresas de construção e infraestrutura do mundo”, acrescentou.
Leia também: Diplomacia chinesa da armadilha da dívida: China gasta bilhões no Caribe aumentando sua influência próximo aos EUA