Nesta terça-feira (17), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que prefere não se encontrar com o presidente iraniano Hassan Rouhani na Assembleia Geral das Nações Unidas, na próxima semana.
“Eu nunca descarto nada, mas prefiro não o encontrar”, disse Trump a bordo do Air Force One, de acordo com The Hill.
Surpresa francesa
Durante a reunião do G7 na França, Trump foi surpreendido pelo presidente francês Emmanuel Macron, que organizou uma reunião “surpresa”, entre Rouhani e Trump, na tentativa de “salvar” o acordo nuclear de 2015.
Irã x EUA
O presidente iraniano deixou claro que não encontrará Trump, a menos que todas as sanções contra o Irã sejam retiradas pelos EUA.
A decisão do Irã em não encontrar Trump ocorreu quando os EUA indicaram que o Irã foi responsável pelos ataques às instalações de petróleo da Arábia Saudita, no fim de semana passado. Na segunda-feira (16), Trump disse que os EUA ainda estão avaliando as consequências do ataque aos dois locais de petróleo, na Arábia Saudita.
Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que Trump poderia encontrar Rouhani “sem pré-condições”, mas também enfatizou que os EUA estariam “mantendo a campanha de pressão máxima” na República Islâmica.
No domingo (15), Trump rejeitou relatos de que ele está disposto a encontrar o líder iraniano sem pré-condições.
“As Fake News estão dizendo que estou disposto a me encontrar com o Irã ‘sem condições’. Essa é uma afirmação incorreta (como sempre!)”, twittou Trump.