No Rio de Janeiro, aos 91 anos, morreu neste sábado (6) o renomado Ziraldo, autor de obras marcantes como “O Menino Maluquinho” (1980) e o clássico “Flicts” (1969), além de ter criado inúmeros outros personagens que fazem parte do universo infantil brasileiro há várias gerações.
A família do ilustrador confirmou o falecimento, relatando que Ziraldo foi a óbito enquanto dormia em sua residência, localizada em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.
Com formação em direito, Ziraldo foi um multiartista, atuando como cartunista, chargista, escritor, pintor, dramaturgo, cronista, apresentador e humorista ao longo de mais de seis décadas de trajetória profissional. Sua saúde fragilizou-se após sofrer três AVCs a partir de 2018, o que o levou a se afastar de entrevistas por recomendação médica.
Num vídeo gravado em 2019 para promover uma exposição em sua homenagem, Ziraldo mencionou que não estava abatido, embora sua voz denotasse certo cansaço. Ele atribuiu isso à idade avançada.