Pesquisadores nos Estados Unidos começaram a recrutar voluntários saudáveis na região de Seattle, estado de Washington, para participar do primeiro ensaio clínico de uma vacina experimental contra o coronavírus.
O início dos testes surpreende ao começar muito antes do esperado. O Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente do estado de Washington revelou nesta quarta-feira (4) que pretende inscrever 45 adultos da região de Seattle nos testes.
O estudo testará a segurança de várias doses da vacina desenvolvida pela empresa de biotecnologia Moderna Inc.
Ainda que os primeiros testes sejam positivos, a vacina não deverá ser disponibilizada tão rapidamente para o público, uma vez que serão necessários muitos outros testes obrigatórios antes da aplicação em massa, o que deve levar provavelmente todo o ano de 2020.
Várias outras farmacêuticas, incluindo Johnson & Johnson e Sanofi, estão desenvolvendo vacinas contra o coronavírus, com o início dos testes programado para os próximos meses. A Inovio Pharmaceuticals disse na terça-feira (3) que estava acelerando o cronograma de sua vacina experimental contra o coronavírus e planeja iniciar um ensaio clínico em voluntários saudáveis já em abril.