Redes Sociais

Espanha

Polícia espanhola prende um dos terroristas do Estado Islâmico mais procurados na Europa

Ele passou vários anos na zona de conflito sírio-iraquiana e possui traços de personalidade muito peculiares e um perfil criminal extremamente violento.

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Polícia Nacional

No sul da Espanha, um militante do movimento terrorista Estado Islâmico (EI) foi preso. Segundo a mídia espanhola local, A Voz de Almeira, o jihadista é considerado um dos terroristas estrangeiros do EI mais procurados na Europa.

O terrorista, cujas iniciais e idade não foram reveladas, foi preso durante uma operação antiterrorismo em um apartamento de um resort na cidade de Almeria, no sul da Espanha. Dois outros homens foram presos com ele. A identidade e o relacionamento destes com o principal suspeito estão sendo investigados.

O site de notícias Ideal revelou que se trata de um terrorista egípcio de 28 anos, Abdel-Majed Abdel Bary. No entanto, a informação não foi confirmada pela polícia.

Os três homens vieram para a Espanha do norte da África. Eles fizeram um “bom uso” do bloqueio e da quarentena espanhola devido ao vírus chinês.

O principal suspeito é um dos terroristas mais procurados da Europa por causa de sua “carreira” no EI e é considerado altamente perigoso.

Ele passou vários anos na zona de conflito sírio-iraquiana e possui traços de personalidade muito peculiares e um perfil criminal extremamente violento. Evidências de algumas de suas atividades apareceram na imprensa nos últimos anos, com imagens, às vezes extremamente grosseiras, de seus crimes na área de conflito. Isso chamou a atenção da polícia e serviços de inteligência europeus.

Ele foi capturado graças aos agentes antiterroristas espanhóis, e em colaboração com a Agência Nacional de Inteligência. Os agentes iniciaram uma investigação com base na ideia de que o combatente do EI poderia ter a intenção de retornar à Europa através do território espanhol. Várias linhas de investigação foram estabelecidas para descobrir sua possível chegada ilegal à Espanha e encontrar seu esconderijo.

Após uma investigação complicada, eles encontraram um rastro de sua chegada na costa de Almeria e seus movimentos subsequentes. Isso acabou levando ao apartamento em Puerta de Purchena, no centro de Almeria, onde foi detido.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »
alan correa criação de sites