O ator Arthur Aguiar, vencedor da 22ª edição do Big Brother Brasil, rebateu as falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito de uma eventual fraude para a escolha do campeão do reality show.
Na terça-feira (26), por meio do Twitter, o perfil oficial de Lula compartilhou o trecho de um vídeo em que o petista comenta a possibilidade de um esquema de votos de um participante para vencer o programa da TV Globo.
Sem citar nomes, o político reverberou os boatos, citando “robôs” e “fábrica de computadores”.
— Estão entrando agora para ver quem vai ganhar, e tem um cara que está com esquema de computador, é uma indústria de telefonema para a Rede Globo para ele ser indicado. Eu não acompanho o Big Brother, mas eu estava ouvindo essa conversa no carro. Tem um cara que é mais abastado lá, me parece, tem mais dinheiro, e ele montou uma fábrica de computador para mandar mensagem para votar nele. Enquanto o cara que não tem, precisa pegar o telefone e votar, o cara tem uma fábrica. Que estupidez que é essa, que brincadeira que é essa? — disse.
Apesar de não ter feito nenhuma menção direta, internautas associaram que a declaração foi direcionada a Arthur, levando em consideração o histórico de paredões vencidos por ele, além da expressividade de votos, consagrando o favoritismo dele na disputa.
A votação entre Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André para definir o campeão do BBB 22 foi a maior da história do programa, com 751.366.679 votos. Ela ultrapassou a final do BBB 21, que teve o total de 633.284.707 votos, elegendo Juliette Freire vencedora.
A versão do campeão
A colocação do petista, é claro, repercutiu fortemente na imprensa. Nas redes sociais, houve quem criticou duramente o que foi dito pelo ex-presidente, taxando o posicionamento dele como “fake news” explícita, visto que o político não apresentou provas, além de deixar o assunto vagando na linha interpretativa.
Ao ser questionado sobre o tema, o ator lamentou o ocorrido e disse que se sente perseguido.
— Não é o primeiro ano que dizem que quem ganha teve ajuda de robôs, as pessoas entram numas teorias de desmerecer nossa trajetória. Creio que a Globo, como uma empresa gigante, pode falar melhor do que ninguém sobre seu sistema de defesa — rebateu.
— As pessoas desmerecem tudo que eu faço. No BBB quando fui ao paredão contra a Jade e ela saiu era porque ela falou algo ruim. Quando fui ao paredão falso, não valeu, agora que ganhei, foi com robô. Não faz sentido — completou.
Arthur ‘bolsominion’?
Enquanto o vídeo de Lula viralizava na internet, alguns usuários buscavam entender o motivo que teria levado o petista a ter proferido um discurso tão “inflamado“ e “incisivo” na reta final da votação.
Para uns, a ação pode ter sido influenciada pela equipe de assessores do ex-presidente, visando tentar puxar influência para o participante Paulo André, que disputava o favoritismo entre o público.
Outros, no entanto, cogitaram a possibilidade de Arthur Aguiar ser eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL), visto que ele refreia a falar sobre questões de militância, além de ter sido apontado como ‘bolsominion’ por sites de notícias da TV e do entretenimento. Houve, inclusive, movimentação intensa de simpatizantes do presidente da República durante a votação do reality, buscando consagrá-lo campeão do programa, sobretudo após a reação do líder esquerdista.
Apesar dos rumores que cercam o mundo dos famosos, o artista nunca falou abertamente sobre seus posicionamentos políticos, eleitorais e ideológicos. Aos 33 anos, Arthur Queiroga Bandeira de Aguiar venceu o Big Brother Brasil 2022 com 68,96% dos votos.