O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, destacou em seu discurso de posse quatro compromissos que defenderá durante sua gestão na pasta.
- Compromisso com o Estado de Direito e seus valores: Com isso, o ministro se compromete com a segurança, igualdade, bem estar e com a Justiça. Este compromisso vem reforçado pela ética, integridade e em ser agente de Justiça e segurança da nação. O ministro também destacou o compromisso de atuação técnica e imparcial e sempre disposto à prestar contas ao presidente e à nação.
- Combate irrestrito à criminalidade: O ministro destacou a ampliação do combate ao crime e assumiu o compromisso de lutar pelos ideais defendidos por Jair Bolsonaro. Mendonça ressaltou o combate ao tráfico de drogas, armas, crimes contra a vida e o patrimônio; crimes de abuso sexual e os crimes cometidos contra a criança, adolescente e contra a mulher. Também pediu ao presidente para que ele cobre mais operações da Polícia Federal.
- Atuação integrada com estados e municípios: Mendonça destacou uma atuação conjunta e estratégica para o combate às redes criminosas e toda sua hierarquia. Investimento em inteligência, patrimônio e equipamentos para essas ações. Ele falou em quebrar o estado de insegurança vivido pela população, com ações de segurança pública efetiva. Mendonça destacou dar retaguarda jurídica a todos os policiais e guardas municipais, para atuação em combate a criminalidade.
- Compromisso com a justiça e a segurança da população: O novo ministro falou em ações com base na imparcialidade, atuação com base em critérios técnicos, equilíbrio em busca da eficiência e respeito aos direitos individuais de cada cidadão, sem distinção. “Segurança da viúva, do órfão, das crianças, dos caminhoneiros e de cada trabalhador de bem do Brasil”, disse.