Imagem: Justin Sullivan/Getty Images
O Twitter é considerado uma das mais importantes plataformas de mídia social. O site oferece a pequenas empresas, organizações orientadas para causas e até mesmo usuários comuns a oportunidade de se envolver com outras pessoas e expressar seus pensamentos e opiniões.
Nos últimos anos, porém, a restrição do Twitter se tornou um problema predominante para muitos de seus usuários.
Desde a manhã da última sexta-feira (22), a página ‘Joaquin Teixeira’ foi suspensa no Twitter. De acordo com o próprio Joaquin, não houve nenhuma resposta por parte do microblog alegando quais termos foram violados para que o perfil fosse retirado do ar.
Série de restrições
A primeira conta de ‘Joaquin Teixeira’, no Twitter, foi criada em 2011 e caminhou sem problemas até 2015, quando o mesmo passou a abordar pautas políticas e sociais. Ainda nesse mesmo ano, quando o perfil atingiu 250 mil seguidores, o Twitter suspendeu integralmente a conta.
Depois de muito insistir e enviar inúmeros emails, Joaquim afirmou que a rede relatou que o perfil tinha divulgado ‘informações sigilosas’. No entanto, em nenhum momento foi dito quais informações foram essas – aumentando ainda mais as suspeitas de restrição por motivações políticas.
A segunda conta ‘Joaquin Voltou’ conseguiu ficar no ar durante um ano, alcançando 220 mil seguidores, mas caiu rapidamente com alegação de violar as regras do Twitter.
Desde então, o Twitter suspendeu mais outras duas contas, a última contendo 215 mil seguidores.
Perante uma onda de controle, Joaquin relata já ter sofrido perseguições em relação a artistas e movimentos esquerdistas.
Censura
Após a página ter sido derrubada pela quarta vez consecutiva, internautas seguem acusando o Twitter de censurar perfis conservadores devido ao ‘politicamente correto’.
Recomeço
Conquistando 45 mil seguidores em poucos dias Joaquin Teixeira estreou sua mais nova conta no Twitter e já possui milhares de compartilhamentos.
Twitter X Usuários
Devido ao impacto da restrição abusiva no microblog, os defensores da liberdade de expressão vem pedindo aos usuários que a combatam. Com a natureza intrincada da questão, porém, pode parecer uma tarefa assustadora e impossível.
Até o encerrar desta matéria, o Twitter ainda não tinha retornado os contatos pedindo explicações sobre o caso.
Siga as redes sociais do Joaquin Teixeira:
Instagram: @jqteixeiraoficial