No Brasil, o Turismo emprega 7 milhões e a tendência é crescer ainda mais. De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, dependerá do “destravamento” da burocracia dos poderes públicos para que isso aconteça.
Os Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam geração de mais de 121 mil novos empregos de carteira assinada, no mês de agosto. O melhor resultado para o período, em 6 anos.
“O Brasil segue se recuperando”, disse o ministro do Turismo no Twitter.
Conforme o ministro Marcelo Álvaro, as notícias vindas da Indústria do Turismo são excelentes. Houve 25 mil novos empregos através do setor, no mês de julho, no Brasil.
Receita
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos 7 primeiros meses do ano, o Turismo faturou R$ 136 bilhões. Este é o maior volume de receita em 4 anos.
Só em julho, o faturamento do turismo foi de 20,5 bilhões. Esse resultado é 9% maior que junho e 1,5% maior que o mês de julho do ano passado.
“O país responde positivamente às ações do Ministério de Turismo e do governo federal que, sob a liderança de Jair Bolsonaro, tem conquistado a confiança de empreendedores e investidores em nossa economia”, afirma Marcelo Álvaro.
Cruzeiros Náuticos
No setor de Cruzeiros Náuticos, só na temporada de 2018/2019, o setor gerou 40 mil empregos e um impacto econômico de R$ 2,1 bilhões.
“Iremos aprimorar a vocação de nossos portos para abrir espaço ao turismo náutico no Brasil”, disse Marcelo Álvaro no Twitter.
Anualmente, o Brasil recebe 7 cruzeiros e o objetivo é expandir para mais de 30, até o final de 2022.
Atividades turísticas em alta
As atividades turísticas seguem em alta no Brasil. A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE revela um crescimento do Turismo no país e confirma que o setor continua contribuindo para o crescimento da economia brasileira.
De acordo com uma pesquisa mensal de serviços do IBGE, houve um aumento de 4,4% nos índices de atividades turísticas no Brasil, comparando julho de 2019 e julho de 2018.
E de janeiro a julho deste ano, houve um crescimento de 3,2%.
Formula E
Nesta semana, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, teve uma reunião com o piloto tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet. Eles conversaram sobre o trabalho que o Ministério de Turismo vem realizando para viabilizar a vinda da Fórmula E para o Brasil.
Nelson Piquet e Marcelo Álvaro trabalharão juntos para que o comitê aprove a proposta brasileira e para que os brasileiros possam prestigiar esta importante prova automobilística no Brasil.
“Estamos trabalhando firme para que o Rio de Janeiro receba a inovadora Fórmula E, em 2020”, afirmou Marcelo Álvaro.
Matriz econômica
Desde o início de seu trabalho como Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro tem como meta transformar o Turismo em uma das principais matrizes econômicas do país, atuando diretamente na geração de emprego e renda para a população.