O presidente Donald Trump ameaçou nesta terça-feira(23) que os manifestantes que tentarem estabelecer uma “zona autônoma” na capital do país serão recebidos com uma “força severa”.
A declaração do presidente vem após uma noite de atos violentos perto da Casa Branca com a tentativa de derrubada de uma estátua do ex-presidente americano Andrew Jackson e um novo ato de profanação contra a igreja de St John, a poucos metros da Casa Branca.
“Nunca haverá uma ‘Zona Autônoma’ em Washington, DC, enquanto eu for Presidente. Se eles tentarem, serão recebidos com muita força [policial]!”, disse Trump em seu Twitter.
There will never be an “Autonomous Zone” in Washington, D.C., as long as I’m your President. If they try they will be met with serious force!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 23, 2020
Trump também disse que determinou às agências federais que prendam qualquer um que vandalizar ou destruir um monumento, estátua ou qualquer prédio de propriedade do governo federal e alertou que os criminosos estão sujeitos a 10 anos de prisão, segundo uma lei federal que visa proteger esse tipo de patrimônio. A determinação, segundo o presidente, passa a valer imediatamente, mas também poderá ser aplicada retroativamente em casos de vandalismo e destruição já perpetrados.
…..This action is taken effective immediately, but may also be used retroactively for destruction or vandalism already caused. There will be no exceptions!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 23, 2020
Estátua de Andrew Jackson
No início da noite de ontem, segunda-feira, um grande número de membros do Black Lives Matter e Antifa picharam e tentaram derrubar a estátua do ex-presidente americano, o general Andrew Jackson, localizada no Lafayette Parte, do outro lado da rua da Casa Branca.
https://twitter.com/glcampos_/status/1275231355115364352?s=21
Black House Autonomous Zone
Os extremistas também tentaram erguer barreiras delimitando a área em que estabeleceriam uma nova zona autônoma, como a de Seattle.
https://twitter.com/glcampos_/status/1275233685667811328?s=21
Igreja de St John é novamente profanada
A Igreja Episcopal de St John, também localizada ao lado da Casa Branca, e tradicionalmente chamada de igreja dos presidentes, por muitos deles terem frequentado seus serviços religiosos, foi novamente profanada e teve suas colunas na entrada do prédio pichadas com as letras B, H, A e Z, abreviação para Black House Autonomous Zone, ou Zona Autônoma da Casa Negra, em português.
Semanas atrás foi esta a igreja que os extremistas tentaram incendiar.
https://twitter.com/glcampos_/status/1275236009308049410?s=21