O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promoveu uma entrevista coletiva nesta última quarta-feira (26) para falar sobre as ações do governo americano para lidar com o novo coronavírus.
Trump afirmou que cientistas dos EUA estão a caminho de encontrar uma vacina contra a doença e disse estar disposto a aprovar um orçamento superior a US$ 2,5 bilhões nos esforços de combate ao vírus.
Num dado momento da coletiva de imprensa, uma jornalista americana questionou Trump se ele está preocupado com americanos voltando do Carnaval no Brasil, onde o primeiro caso foi confirmado.
Em resposta, Trump disse que trabalha muito bem com o Brasil e reforçou que até agora trata-se de apenas um caso, e não demonstrou preocupação em relação a esse fato. Também deixou claro que não há motivo para nenhuma medida mais agressiva em relação ao país, como banimento de voos vindos do Brasil.
Donald Trump aproveitou para exaltar a sua relação com o presidente Jair Bolsonaro, a quem ele chamou de “um grande amigo meu”.
“O Brasil é um país grande, mas só tem um caso até agora, apenas um caso. Nós lidamos muito bem com o Brasil, o presidente é um grande amigo meu. O fato é que ele [Jair Bolsonaro] está seguindo exatamente o que chamamos de ‘Make Brazil Great Again’, [esse discurso] foi exatamente o que ele seguiu. Nós nos damos muito bem e estamos trabalhando com o Brasil, mas temos casos muito piores, países onde eles têm muito mais do que uma pessoa. O Brasil tem uma pessoa agora, mas na Itália nós temos um problema bem mais profundo”, declarou.
Até a noite desta última quarta-feira (26), a Itália já havia registrado 374 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com 12 mortes.
ASSISTA
Pres. @realDonaldTrump mandou um #MakeBrazilGreatAgain ! pic.twitter.com/VC440oUKEI
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 27, 2020