Durante a entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira (19), o presidente americano Donald Trump aproveitou para dizer que pretende designar o Brasil como um grande aliado extra integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“Como disse tenho a intenção de designar o Brasil como um aliado fora da Otan especial e até um aliado dentro da Otan, isso poderia melhorar nossa cooperação. Nossas nações estão trabalhando juntas para proteger o povo do terrorismo do crime transnacional e do tráfico de drogas, armas e pessoas, algo que é prioridade“, disse.
Trump ainda lembrou que os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, em 1822, e disse que o Brasil e os Estados Unidos são as duas maiores democracias e as duas maiores economias do hemisfério ocidental.
Posteriormente, em entrevista a jornalista brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que uma eventual aliança do Brasil com a Otan traria ao Brasil ganhos na área de defesa e energia.
“Existe o aceno positivo de ambas as partes. Isso aí vai ser aprofundado nas próximas semanas”, finalizou.