O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 3, a reclassificação de todo o estado de São Paulo para a fase vermelha da quarentena, em que apenas atividades econômicas essenciais podem funcionar.
Esta informação já tinha sido antecipada pelo Conexão Política.
Com a confirmação, a medida entra em vigor neste próximo sábado, 6 de março. A fase vermelha, que é a mais rígida das ações para combater a Covid-19, vai durar até o dia 19 de março.
“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…) Por este motivo nós estamos atendendo à recomendação do Centro de Contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir da 0h de sábado”, disse Doria.
Ainda conforme apurou a reportagem do Conexão Política, a medida pode ser estendida se não atingir o objetivo proposto pela área da Saúde do governo de São Paulo.
Desta vez, escolas e igrejas foram incluídas na lista de serviços essenciais e poderão funcionar. Todos os protocolos de Saúde deverão ser cumpridos.
A gestão estadual fixou as 20h o início do chamado ‘toque de restrição’.
“Há uma medida complementar que é o toque de restrição a partir das 20h. Então, quem não precisa circular, precisa ficar em casa entre 20h e 5h da manhã. Os serviços essenciais podem funcionar”, afirmou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.