Na noite desta quinta-feira, 18, um terremoto de magnitude 7,3 abalou a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile. O epicentro do tremor foi localizado a 126 quilômetros de profundidade e a cerca de 20 quilômetros ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, que está situada a 1.630 quilômetros da capital Santiago, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo sísmico ocorreu por volta das 22h50 no horário local e foi sentido também em São Paulo, onde moradores relataram o tremor e compartilharam nas redes sociais vídeos mostrando a movimentação de plantas e objetos em suas residências.
O presidente chileno Gabriel Boric usou a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) para informar que “já entrou em contato com a governadora da região” e que, até o momento, “não há informações de danos ou de pessoas feridas”.
As autoridades chilenas dizem estar monitorando a situação e trabalhar para avaliar eventuais impactos do terremoto na infraestrutura local.