Nesta sexta-feira, 16, a Vigilância Epidemiológica de Americana, cidade próxima a Campinas, no interior de São Paulo, confirmou que uma moradora de 58 anos faleceu devido à febre maculosa. A Secretaria da Saúde do Estado também confirmou o óbito, que ocorreu em 8 de junho. Esse caso eleva para nove o número de mortes confirmadas no estado de São Paulo relacionadas a essa doença.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cidade de Limeira é apontada como o provável local de infecção, visto que um adolescente já havia falecido de febre maculosa nessa região em março deste ano. Até o momento, a prefeitura de Limeira não foi informada sobre a morte ocorrida em Americana.
Na semana passada, a Justiça de Limeira determinou que a prefeitura realizasse exames sorológicos em cerca de 40 capivaras. Todas elas habitam no Parque Ecológico do Jardim do Lago, situado em uma área urbana da cidade. Essa medida foi tomada após uma associação de moradores manifestar preocupação com o risco de transmissão da febre maculosa. A prefeitura solicitou autorização à Secretaria de Meio Ambiente do Estado para realizar o manejo desses animais.
Além do caso em Americana, a Prefeitura de Itupeva reportou dois casos suspeitos de febre maculosa nesta sexta-feira. Ambas as pessoas estiveram presentes no show do cantor Seu Jorge, que ocorreu em 3 de junho.
Em Campinas, além do caso que já confirmado, há outro em investigação. Também estão sendo investigados duas pessoas em Jundiaí. Elas supostamente estiveram no mesmo evento, realizado na Fazenda Santa Margarida.
A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí está investigando mais cinco casos suspeitos, nos quais as pessoas relataram ter frequentado áreas verdes da cidade recentemente.