A prefeitura de Itirapina, em São Paulo, informou nesta última quinta-feira (15) que 46 pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 por engano.
Segundo a nota, o grupo é composto por 18 adultos (incluindo uma gestante) e 28 crianças. Eles procuraram uma unidade de saúde para se imunizarem contra a gripe, mas receberam doses da substância contra o novo coronavírus.
A secretaria municipal de Saúde de Itirapina disse que o erro foi percebido no dia 14 deste mês, mesmo dia das aplicações. Durante o procedimento de controle do estoque, a equipe responsável detectou a falta de unidades da CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac.
Uma técnica de enfermagem realizou a separação errada da caixa contendo os frascos. Por isso, houve o envio dos imunizantes para o posto de vacinação na escola municipal José Cruz.
Em nota, a secretaria garantiu “providências na apuração de responsabilidades, na área administrativa e legal, também já estão sendo tomadas”.
Todos os que receberam a vacinação serão monitorados por uma equipe médica e receberão suporte durante 14 dias. Não há, até o momento, estudos sólidos sobre a imunização contra Covid-19 em menores.