Iniciou-se nesta terça (30) uma ação organizada pelos agentes do Segurança Presente para a retirada de objetos perfurocortantes, como, facas, tesouras e canivetes de moradores de rua. O ato é um desdobramento de uma ordem do Governador Wilson Witzel após o ataque do último domingo na Lagoa , onde duas pessoas morreram esfaqueadas.
A ação ocorreu nos bairros Lagoa, Ipanema, Leblon e Aterro, na Zona Sul, Centro e Lapa, na Região Central, Tijuca e Méier, na Zona Norte. Em Niterói e em Copacabana houve a participação do Rio + Seguro.
Em um dia foram encontrados 55 objetos cortantes, entre eles 36 facas. A Lapa teve o maior número de apreensões: durante a noite os agentes encontraram 19 facas, 2 estiletes, 1 tesoura e 1 serra escondidas em arbustos, ralos, lixeiras e outros locais.
Durante o dia, no Parque do Flamengo, os agentes do Aterro Presente encontraram 8 facas, 1 canivete e 1 estilete junto a pertences de população de rua, bueiros e nas imediações da Praça Paris e na Glória. Os agentes também prenderam em flagrante um homem que estava portando uma faca. Ele foi conduzido à 9ª DP.
Em Copacabana, os agentes flagraram um homem com uma faca tentando roubar uma senhora. Ao notar a aproximação dos policiais, ele se desfez da arma e fugiu. Em Niterói, os agentes encontraram em abordagens 5 armas brancas, 1 estilete, 2 chaves de fenda e uma faca.