A Marinha da Rússia iniciou uma megaoperação militar no Mar Negro nesta quarta-feira (14).
De acordo com agências de notícias russas, a movimentação ocorre antes da chegada esperada de navios de guerra dos Estados Unidos na região.
Os exercícios, ainda segundo a imprensa internacional, ensaiarão disparos contra alvos de superfície e aéreos, incluindo manobras de navios de frota russa no Mar Negro, que seguem direcionadas na península da Crimeia.
Helicópteros e aviões também estão inclusos no ato.
Conforme já antecipou o Conexão Política, navios de guerra dos EUA devem chegar ao Mar Negro nesta semana. O envio da frota ocorre em meio à tensão na fronteira com a Ucrânia.
O governo russo é acusado de incrementar diversas forças na fronteira com o Leste da Ucrânia e na Crimeia, anexada por Moscou desde 2014 após um referendo local que não foi reconhecido no âmbito internacional.
Em contrapartida, o complexo fortificado no centro da capital russa acusa a Otan de tentar intimidar o país.
O secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev os EUA, União Europeia e Ucrânia de agirem para “desacreditar a política interna e externa da Federação Russa, prejudicando sua autoridade e imagem interna e externa, difundindo ideologia extremista e nacionalista”.
De acordo com ele, os militares ucranianos agem em “ações de sabotagem” na Crimeia, e que tais atividades “contribuem para o surgimento de ameaças à segurança nacional”.