A crise causada pela pandemia do coronavírus tem causado desespero em muitos comerciantes autônomos, funcionários de pequenas empresas e em empresários.
Na cidade do Rio de Janeiro/RJ, assim como em diversas regiões do país, restaurantes e bares ainda não podem abrir. No entanto, neste último final de semana, em algumas regiões da cidade, o Conexão Política flagrou restaurantes abertos e funcionando normalmente em um esquema “clandestino”.
Em um bairro da Zona Norte da cidade, algumas pizzarias voltaram com seus rodízios a portas fechadas. Nas janelas da entrada, tapumes escondem o que acontece dentro do estabelecimento.
Funcionários de máscara e clientes bem à vontade fazem esquecer por alguns momentos a realidade vivida ao lado de fora do estabelecimento.
Na Zona Oeste, em um dos principais bairros, flagramos uma pizzaria entregando algumas pizzas a um agente público que fazia vista grossa ao ocorrido dentro do estabelecimento.
Nesta segunda (22), por telefone, um gerente de um desses estabelecimentos falou com nossa reportagem. Ele afirmou que todos os funcionários compraram a ideia do patrão, pois se não fosse isso o local iria fechar e cada um teria um futuro incerto.
“Já fomos questionados por clientes se não temos medo, mas nosso medo maior é não ter um leite para o meu filho em casa. Muitos da equipe já tiveram e fizeram o teste de anticorpos para voltar, mas outros vieram por conta e risco. Não tem como não trabalhar”, afirmou o gerente.
Apesar de tudo, ele afirma ainda que a limpeza é feita constantemente no estabelecimento e que todos os funcionários obrigatoriamente usam mascarás.