O Ministério Público Estadual do Rio (MPRJ) já tem em mãos as informações que faltavam para analisar se irá entrar com ação na Justiça para decretar lockdown no município, ou até mesmo no estado inteiro, do Rio de Janeiro.
Os dados que faltavam do estudo recomendado junto à prefeitura sobre a possibilidade de um fechamento total foram enviadas pelo prefeito Marcelo Crivella nesta última terça-feira (12) aos promotores do grupo de trabalho que estudam as alternativas e os cenários para o combate à covid-19.
O governador Wilson Witzel (PSC) já havia enviado um levantamento com a mesma finalidade na semana passada.
Promotores têm conversado com juízes e desembargadores sobre a possibilidade de lockdown, e a expectativa é que um aceno positivo do Judiciário nos bastidores seja essencial para que o MPRJ mova a ação. Além das informações técnicas da área da Saúde, o MP também leva em conta aspectos econômicos e sociais fornecidos pelo estado e pela prefeitura, segundo o jornal Extra.
Uma fonte ouvida pela reportagem do jornal disse que o Ministério Público está com muita vontade de acionar a Justiça para que implementar o lockdown. Mas, ao mesmo tempo, buscam uma sinalização de que o Judiciário estaria disposto a aceitar o pedido, para que não haja desconforto entre as instituições como houve no Amazonas, onde o MP estadual entrou com uma ação pedindo o lockdown, mas a Justiça indeferiu.
O prefeito Marcelo Crivella, por sua vez, afirma que um lockdown só seria possível se houvesse distribuição de cestas básicas, para que pessoas em dificuldade financeira pudessem permanecer em casa, sem necessidade de ter que sair para fazer compras ou trabalhar.
Com informações, jornal Extra.