O estado do Rio Grande do Sul deve ter novos registros de chuva a partir desta terça-feira (25), com potencial para temporais, devido a formação de um potencial novo ciclone extratropical, incluindo a entrada de uma frente fria.
De acordo com o Climatempo, o ciclone pode apresentar uma menor intensidade em comparação com os últimos três que atingiram o estado e que resultaram em mortes, inundações e, ao todo, mais de um milhão de pessoas sem energia elétrica.
Os dois fenômenos meteorológicos esperados já provocam chuva a partir desta terça, principalmente no extremo sul.
Ainda que a previsão seja de menor intensidade, na noite desta segunda-feira (24), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de chuva forte para os próximos dias, com sinalizações de descargas elétricas, ventos de até 60 km/h.
O ciclone e os impactos de uma nova massa de ar polar devem seguir atuantes ao menos até sábado (29). Em Pelotas, a temperatura mínima deve ser de 5ºC, com possibilidade de geada. Em Bagé, as mínimas devem girar em torno de 4ºC na quinta e na sexta (28), também com chance de gear.
Em Porto Alegre, capital gaúcha, a previsão é de chuvas menos intensas nesta terça e quarta. Também deve chover durante a semana em Santa Catarina e no sul do Paraná, com volumes que podem chegar a 50 mm.