O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta quinta-feira (7) que famílias de baixa renda receberão ajuda da Prefeitura para enterrar seus entes durante o período da pandemia de covid-19.
Famílias com renda de até três salários mínimos terão gratuidade. O Município, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação, oferece também o sepultamento social até o valor de R$ 546 para pessoas de qualquer faixa de renda, independentemente de sua situação socioeconômica.
“São medidas importantes para desonerar famílias de baixa renda no momento doloroso de enterrar seus parentes”, disse Crivella.
O direito à gratuidade dos Serviços Cemiteriais e Funerários e ao sepultamento social será informado às famílias pelo assistente social da unidade de saúde onde for atestado o óbito. Ali então será feito o levantamento das condições sociais da família.
“Se a família quiser requerer o sepultamento social, esse pedido será prontamente avaliado e após isso, atendido”, informou Sebastião Bruno, secretário de Infraestrutura, Habitação e Conservação.