O número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e precisaram ser substituídas chegou a 416 em todo o estado do Rio de Janeiro.
A informação foi divulgada na tarde de hoje (15) pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Claudio Dell’Orto, e registrada pela Agência Câmara, que acrescentou que 236 urnas ficavam em seções eleitorais na capital.
Segundo o Superior Tribunal Eleitoral, foram substituídas 1,7 mil urnas em todo o país.
“É um número elevado proporcionalmente a outros momentos. E temos uma explicação para isso: tivemos um processo de contingenciamento de urnas”, disse o desembargador em uma entrevista coletiva à imprensa.
“Vocês acompanharam a dificuldade que o TSE teve de realizar a contratação das urnas novas. As chamadas urnas 2020 não ficaram prontas a tempo, e alguns estados não tinham urnas suficientes para a realização do pleito. E o Rio de Janeiro, então, foi obrigado a ceder algumas urnas do nosso estoque e ficamos com algumas urnas antigas, que apresentaram defeito e tiveram que ser substituídas”, finalizou.