O governo tcheco está relaxando as medidas rigorosas tomadas contra o coronavírus chinês mais rapidamente do que o planejado. As restrições serão eliminadas em um futuro próximo.
O governo do país encerrará as restrições à liberdade de circulação das pessoas nesta sexta-feira (24). Desde meados de março, os cidadãos só podiam sair de casa se tivessem um motivo válido, como fazer compras. Reuniões de mais de duas pessoas também foram proibidas, mas agora foram aumentadas para 10 pessoas.
Os tchecos também já podem viajar para o exterior novamente.
“É possível ir para o exterior, mesmo de férias. Mas quando as pessoas retornam, elas precisam estar negativas para o Covid-19, e isso pode ser comprovado com um teste ou quarentena por 2 semanas.””, disse o ministro da Saúde Adam Vojtěch.
Outras medidas também serão eliminadas em breve. Na segunda-feira (27), por exemplo, as bibliotecas poderão reabrir e as pessoas poderão fazer compras em uma área de até 2.500 metros quadrados.
Cabeleireiros e shopping centers reabrirão em 11 de maio. Restaurantes, hotéis e teatros precisam esperar até 25 de maio.
O bloqueio deveria durar até 8 de junho, mas as autoridades tchecas estão otimistas sobre o curso da luta contra o vírus chinês. O governo enfatizou que medidas estritas podem ser tomadas novamente se as coisas derem errado novamente.
Outros países europeus também estão gradualmente aliviando as medidas. Por exemplo, a Áustria e a Dinamarca retomaram parcialmente a vida pública. As escolas primárias na Holanda e França serão abertas novamente em 11 de maio.