O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) tem um encontro marcado nesta terça-feira (25) com o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa anistiar os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Valadares, relator da PEC, está trabalhando em três versões do texto, já que o projeto enfrenta falta de consenso na Câmara dos Deputados. O objetivo do parlamentar é identificar qual versão tem mais chances de avançar na Casa.
Na semana passada, Valadares se reuniu com o decano do STF, ministro Gilmar Mendes, mas saiu frustrado.
“De fato, senti resistência do ministro em relação a este assunto. Mas o clima é algo que se pode construir com diálogo, informação e oração. É isso que tenho feito”, declarou o congressista.
Nesta última segunda-feira (25), Gilmar Mendes disse que não vê um clima propício no país para uma anistia dos envolvidos nos ataques aos prédios dos Três Poderes.
“As marcas que lá deixaram mostravam uma raiva e um ódio muito grandes contra a Corte (STF)”, afirmou Gilmar em declaração ao CNN Radar Internacional, da CNN Portugal.