Na madrugada deste sábado (6), uma quadrilha fortemente armada detonou explosivos e destruiu uma agência bancária em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O crime aconteceu pouco antes das 2h30, numa unidade do Santander localizada na Rua da Passagem. De acordo com testemunhas, cerca de 20 bandidos distribuídos em cinco automóveis e armados com fuzis participaram da ação. Parte do grupo chegou a fechar o trânsito e apontou armas contra os motoristas e efetuou pelo menos 5 disparos, enquanto outra parte do bando explodia a agência.
Segundo a Polícia Militar, os criminosos explodiram três caixas eletrônicos do banco e conseguiram levar o dinheiro de pelo menos um.
Pessoas que estavam em veículos foram rendidas e obrigadas a se deitarem no chão. Um homem abordado pelo bando contou que os criminosos ainda foram “debochados”. A testemunha relatou que ao ver os veículos atravessados na rua seguiu até o local porque pensou, num primeiro momento, se tratar de um acidente.
“Quando cheguei, perguntaram: ‘Acordou com o barulho? A curiosidade matou o gato, hein!’ . Disseram isso naturalmente — contou a testemunha. — Depois, mandaram que eu me deitasse no chão. Ordenaram o mesmo para as outras pessoas que estavam ali também, em carros de passeio e ônibus. Era para ficar daquele jeito até que eles terminassem o ‘trabalho’ deles. Mas disseram que não iriam matar ninguém.”