Imagem: Adriano Machado/Reuters
Com a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados a partir de 2019, o Partido Social Liberal (PSL), partido do presidenciável Jair Bolsonaro, ficará com a maior fatia do fundo partidário, segundo matéria do Estadão.
A sigla receberá em torno de 110 milhões de reais em recursos do fundo ao longo de 2019.
O aumento se dá devido ao crescimento do partido com um grande número de deputados eleitos. O valor será 17 vezes maior que o que o PSL recebeu em 2017 – apenas 6,2 milhões de reais.
O Partido dos Trabalhadores teve a maior bancada eleita, mas, apesar disso, terá a segunda maior fatia do fundo. Isso se dá devido ao cálculo ser feito com base na quantidade de votos válidos na sigla, e não no número de deputados eleitos.
O levantamento também aponta a queda dos partidos PSDB e MDB, que foram de segundo para terceiro e de terceiro para sexto, respectivamente, no ranking de partidos com maior parte do fundo.
Para o levantamento, foi considerado o valor de 888,4 milhões de reais – valor referente ao fundo de 2018 -, visto que o valor de 2019 ainda não foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).