Mundo
Principais revistas médicas do mundo se recusaram a publicar grande estudo dinamarquês sobre o efeito (ou não) do uso de máscara contra o coronavírus, diz revista

As máscaras protegem contra o coronavírus chinês e reduzem sua disseminação ou são, como afirmam seus críticos, meras medidas políticas vazias e sem embasamento científico?
Um grande estudo que poderia finalmente ter respondido a esta pergunta foi adiado indefinidamente, depois que três das principais revistas médicas do mundo misteriosamente se recusaram a publicá-lo, informou a revista dinamarquesa Berlingske.

Capa da revista dinamarquesa Berlingske estampa a matéria sobre o grade estudo recusado pelas revistas científicas.
A matéria da revista dinamarquesa Berlingske diz:
“Os pesquisadores por trás de um grande e único estudo dinamarquês sobre o efeito do uso de máscara estão tendo grande dificuldade em publicar os resultados de suas pesquisas. Um dos professores participantes do estudo admite que o resultado da pesquisa, ainda em segredo, pode ser concluído como “polêmico”.
Durante semanas, a mídia e os pesquisadores de todo o mundo aguardaram, com a impaciência cada vez maior, pela publicação de um grande estudo dinamarquês sobre o efeito – ou a falta dele – de usar uma máscara em um espaço público durante a pandemia de coronavírus.
Agora, um dos pesquisadores que esteve envolvido no estudo disse que o resultado da pesquisa concluída foi rejeitado por pelo menos três das principais revistas médicas do mundo.
Estas incluem a ‘The Lancet’, o ‘New England Journal of Medicine’ e a revista ‘JAMA da American Medical Association’.
‘Todas disseram não’, disse o médico-chefe do Departamento de Pesquisa do Hospital North Zealand, o professor Christian Torp-Pedersen.
No entanto, o professor não quis divulgar as justificativas das revistas.”
Um dos coautores do estudo, Henrik Ullum, tuitou que os autores estão todos “muito descontentes” com o atraso da publicação de seu estudo.
“Como um dos coautores, posso informar que estamos muito descontentes com o atraso de nosso estudo. Nunca previmos esse atraso. O processo de revisão por pares é importante para assegurar conclusões científicas corretas para esta questão sensível de pesquisa”, escreveu Henrik Ullum em 22 de outubro.
As one of the co-authors I can inform you that we are very unhappy about the delay of our study. We never anticipated this delay. The peer review process is important to secure correct scientific conclusions for this sensitive research question. https://t.co/f0LMKNRK3d
— Henrik Ullum (@henrik_ullum) October 22, 2020
Leia também: O que diz a ciência sobre o uso de máscaras faciais para limitar a propagação de viroses respiratórias
Alguns especulam que o motivo pelo qual nenhuma das principais revistas deseja publicar o estudo é porque suas descobertas contradizem a narrativa oficial de que as máscaras são uma ferramenta vital no combate à disseminação do coronavírus.
Claro que pode ser que as revistas tenham rejeitado o estudo por outros motivos, mas a não publicação dele dá cada vez mais espaço para dúvidas e especulações.
O jornalista americano Alex Berenson acredita na teoria de que o estudo pode simplesmente ter chegado a uma conclusão inconveniente. Ele tuitou que um dos principais pesquisadores do estudo, o professor Thomas Benfield, disse que a pesquisa será publicada “assim que uma revista tiver coragem suficiente para aceitar o estudo”.
“Um dos principais pesquisadores do estudo dinamarquês sobre máscaras – o ÚNICO (pelo que eu sei) ensaio randomizado para ver se as máscaras protegem da COVID – foi questionado sobre quando seria publicado. Sua resposta: ‘assim que uma revista for corajosa o suficiente’. Se você acha que isso significa que o estudo mostra que as máscaras funcionam…”, escreveu Alex Berenson, em 18 de outubro no Twitter.
A lead investigator on the Danish mask study – the ONLY (as far as I know) randomized trial to see if masks protect from #COVID – was asked when it would be published.
His answer: “as soon as a journal is brave enough.”
If you think that means the study shows masks work… pic.twitter.com/tm5PFBa5TL
— Alex Berenson (@AlexBerenson) October 18, 2020
