Redes Sociais

Israel

Primeiro voo comercial dos Emirados Árabes Unidos chega em Tel Aviv; Bahrein formaliza laços com Israel

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução/ Twitter

O primeiro voo comercial dos Emirados Árabes Unidos pousou em Tel Aviv na manhã desta segunda-feira (19), cerca de um mês depois que Israel, Emirados Árabes Unidos e Bahrein assinaram os acordos de normalização negociados pelos Estados Unidos.

“História: Primeiro voo comercial da Emirati, voo da Etihad EY9607, pousa em Israel”, escreveu o correspondente do News Israel 13, Yosef Yisrael, no Twitter.

O voo EY9607, da Etihad Airways, pousou no aeroporto Ben Gurion por volta das 7h, com as bandeiras de Israel e dos Emirados. O voo transportou altos funcionários de turismo dos Emirados em uma missão para incentivar viagens entre Israel e o Estado do Golfo, informou o The Jerusalem Post.

O voo acontece depois que os dois países concordaram em permitir 28 voos diretos semanais entre Tel Aviv e Abu Dhabi, como parte de seu novo acordo de normalização.

Isso marca a primeira vez que um avião comercial dos Emirados tocou o solo israelense. No entanto, dois aviões de carga dos Emirados, levando ajuda para o combate da pandemia para os palestinos, viajaram para Israel no início deste ano, antes da assinatura dos acordos.

“Se alguém me perguntasse há alguns meses se eu estaria aqui em Tel-Aviv, eu diria que era impossível… É o início de um novo relacionamento”. Ouça o capitão do primeiro voo da Etihad que pousou em Israel esta manhã”, escreveu o repórter da YNetNews.

Israel e Bahrein também avançaram com seu acordos de normalização, formalizando seu tratado diplomático no domingo (18), durante uma cerimônia em Manama, capital da nação-ilha do Golfo.

Uma delegação israelense se reuniu com líderes de Bahrein para assinar o acordo entre os dois países. Eles assinaram oito memorandos de entendimento, jurando colaborar nas áreas de comércio, comunicação, agricultura, relações exteriores e diplomacia.

“Foi realmente uma visita histórica, para começar a abrir relações entre os dois países”, disse o ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif Al-Zayan, durante a cerimônia com o diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Alon Ushpiz, e o conselheiro de Segurança Nacional, Meir Ben-Shabbat.

Assinatura do acordo entre Bahrein e Israel. Imagem: Haim Zach (GPO)

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, compareceu à celebração do acordo mediado pelos EUA.

“Eu não poderia estar mais emocionado de estar aqui para pegar o primeiro voo comercial para Bahrein e quero agradecer especialmente ao Primeiro-ministro e ao Rei por sua liderança ousada e pelo Presidente Trump, reunindo tudo isso neste momento incrível e importante pelos ‘Acordos de Abraão’ e (acordos de negociação) o tratado de paz”, disse Mnuchin.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites