Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), concedeu entrevista virtual a Walter Ribeiro, diretor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, para falar sobre a importância da pesquisa no enfrentamento da pandemia no Brasil.
O presidente ressaltou que “o país que não investe, desenvolve e adquire conhecimento, está fadado a não exercer sua soberania”. Ele contou que o Brasil tem investido na produção de ciência e, diante dessa pandemia, a CAPES se voltou à necessidade da aplicação do conhecimento produzido e sua utilização na solução de problemas.
Como exemplo, citou o Programa de Combate a Epidemias, lançado em 2 de abril, com investimento de R$200 milhões e o financiamento de 2.600 bolsas e até 87 projetos. Essa é apenas uma das diversas ações desenvolvidas pela CAPES no cenário atual, como a continuidade dos trabalhos realizados pelos conselhos, para dar andamento às atividades da avaliação e amenizar os impactos causados pela pandemia.
Benedito frisou que sem cooperação não se desenvolve a inovação. Para valorizar o conhecimento adquirido com a formação de pessoal, “são imprescindíveis parcerias corretas, com os setores demandantes”, afirmou ao mencionar a chamada tríplice hélice, que envolve governo, indústria e academia.
Walter Ribeiro lembrou que a inovação é objeto de vários estudos e a CAPES desenvolve, com maestria, muitos projetos em áreas estratégicas. Ele contou que a Mackenzie tem tradição em inovar e tem sido bem avaliada em todas as suas pesquisas. O diretor afirmou que, hoje, “a faculdade se propõe a discorrer sobre a importância da pesquisa no enfrentamento da pandemia e do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, para ter seu papel fundamental”.
Cerca de 50 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Faculdade e puderam interagir com perguntas e comentários.
Faculdade Mackenzie
O Instituto Presbiteriano Mackenzie iniciou suas atividades em 1870, em São Paulo. Em 1952, com quatro escolas superiores – Escola de Engenharia Mackenzie e as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, de Arquitetura e de Ciências Econômicas –, o então presidente da República, Getúlio Vargas, reconheceu a Universidade Mackenzie – atualmente, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, além de atuar no estado de São Paulo com campi em Alphaville, Campinas e Higienópolis, atua também no Rio de Janeiro e, em 2016, credenciou a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília.
Com informações, CCS/CAPES.