A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou os 20 primeiros respiradores instalados e em teste para o Hospital de Campanha do Riocentro, na Zona Oeste, nesta quarta-feira (22). O prefeito Marcelo Crivella garantiu que mais equipamentos chegarão nas próximas semanas.
A Prefeitura enfrenta problemas para conseguir equipamentos para a unidade. Depois de comprar 80 respiradores de uma empresa de São Paulo, em dezembro de 2019, o município precisou ingressar com uma ação para garantir a entrega do material.
A Justiça determinou que a empresa deve cumprir o contrato estabelecido. A Magnamed Tecnologia Médica informou que a produção está sendo direcionada ao Governo Federal.
Além disso, a Prefeitura encomendou material da China, mas ainda não há previsão de entrega. Apesar de todos os problemas, Crivella disse que a expectativa de que o hospital já possa iniciar os atendimentos na semana que vem.
A unidade é a maior da rede pública no estado, com 500 leitos destinados a pacientes com a Covid-19, sendo 400 de enfermaria e 100 de UTIs, além de 15 com recursos para hemodiálise.