O Porto de Santos atingiu o recorde histórico operacional ao movimentar 12.788.883 toneladas em Outubro, superando em 0,3% a marca de Julho e em 24,7% o volume escoado em Outubro de 2018. O aumento no número de atracações no período contribuiu também pára este número: 46 navios a mais frente ao mesmo mês de 2018, alta de 12,1%, totalizando 426 embarcações no período.
“Isso é gestão pura. Trabalhamos junto ao Ministério da Infraestrutura, no primeiro caso, e à Marinha, no segundo, para aumentar a utilização dos berços. Com gestão estratégica e interlocução constante com operadores e agentes, aumentamos a produtividade do porto sem despender recursos adicionais”, disse o diretor de Operações da Santos Port Authority, Marcelo Ribeiro.
Os índices são consequência dos esforços para viabilizar a utilização de berços de atracação nos cais de Sabó e de Outeirinhos, visando incrementar a dinâmica do porto.
No caso específico do Sabó, houve atualização no zoneamento atual que possibilitou a operação de fertilizantes sem restrições.
Em relação a Outeirinhos, uma tratativa entre a Marinha e a Santos Port Authority permitiu que a seção sob administração da Autoridade Marítima fosse operacionalizada comercialmente, pela primeira vez, desde a inauguração do cais, em 2016.
As duas iniciativas resultaram em aumento da produtividade, com consequente redução da fila de espera de navios.
Com informações, Ministério da Infraestrutura.