O filósofo e escritor Olavo de Carvalho concedeu entrevista ao programa Morning Show, da rádio Jovem Pan, na manhã desta quinta-feira (15). Durante o bate-papo, ele falou sobre sua obra literária e expressou opiniões acerca de temas como governo Bolsonaro e comunismo.
Um determinado trecho da sabatina, porém, repercutiu entre os assuntos mais comentados nas redes sociais: a discussão com o economista e comentarista Joel Pinheiro da Fonseca.
Ao ser questionado sobre qual seria sua responsabilidade em supostas fake news de ‘olavistas’ e ‘bolsonaristas’, Olavo afirmou que as ofensas sofridas por ele ao longo de décadas são infinitamente maiores.
“Eu estou sendo atacado há quase 30 anos. A coleção dos ataques feitos à minha pessoa ultrapassa pelo menos 30 mil matérias. Nunca houve um ataque tão vasto a um indivíduo isolado que não pertence a partido nenhum, que não tem dinheiro, sou apenas um escritor que tem leitores. Eu fui o primeiro objeto de difamação e fake news nesse país”, disse.
Posteriormente, Joel rebateu a declaração do filósofo: “As difamações contra Jean Wyllys são muito piores do que qualquer uma contra você, Olavo. Ele foi acusado de participar de assassinato e pedofilia”, declarou.
“Cala a boca, rapaz. Você não sabe o que está falando. Cala a boca”, disparou Olavo em sua tréplica.
O bate-boca acalorado precisou ser apaziguado pelo apresentador Paulo Mathias.
Depois, com os ânimos já controlados, Olavo se dirigiu a Joel com um pensamento atribuído a Friedrich Nietzsche, filósofo e escritor alemão de grande influência no Ocidente.
“Não abuse da palavra ‘respeito’. Quando ouço essa palavra eu me lembro do Friedrich Nietzsche: quem não sabe desprezar não sabe respeitar. Se você tem que respeitar todo mundo igual, você precisa respeitar o Lula igualzinho à Madre Teresa de Calcultá. Aí não dá. É como pegar o rapaz que guardou dinheiro no cu e respeitá-lo como quem trabalha honestamente. Então, é o seguinte, por você eu não tenho respeito nenhum, eu tenho desprezo mesmo. Já expressei isso e repito”, afirmou.
“Igualmente, professor Olavo”, respondeu Joel.
ASSISTA AO TRECHO
TRETA 2! Olavo de Carvalho diz ter desprezo total por Joel Pinheiro, e o clima segue quente pic.twitter.com/jVyLF2OeGp
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) October 15, 2020
VEJA A REPERCUSSÃO
Nietzsche ensinava: Quem não sabe desprezar não sabe respeitar. No dia em que eu respeitar intelectualmente o Joel Dinheiro, estarei com alzheimer.
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) October 15, 2020
Sempre uma delícia conversar com Olavo, mostrando a pessoa equilibrada, racional e nada paranoica que ele é.
Espero que tenham gostado! 😉 pic.twitter.com/oI4o4eszMs
— Joel Pinheiro 🇧🇷 (@JoelPinheiro85) October 15, 2020
https://twitter.com/Rconstantino/status/1316751593530953729?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1316751593530953729%7Ctwgr%5Eshare_3%2Ccontainerclick_1&ref_url=https%3A%2F%2Fconexaopolitica.com.br%2F%3Fp%3D74661preview%3Dtrue
https://twitter.com/ianmdo/status/1316744680898469888
O Nobel da Paz já foi? Queria me candidatar.
— Paulo Mathias (@paulomathias) October 15, 2020
O Joel aguardou esse confronto durante uma vida inteira. Fez duas perguntas merdas, completamente deslocadas da entrevista. Tomou uma tunda numa e um porradão noutra. Tenho disfarçar com um sorrisinho cretino, mas a própria expressão facial lhe traiu. Que papelão!
— Eduardo Matos de Alencar (@alencaramatos) October 15, 2020
Para assistir à integra da entrevista de Olavo de Carvalho ao Morning Show, clique AQUI.