A operação de câmeras acopladas a uniformes de policiais militares do estado do Rio de Janeiro terá início na próxima segunda-feira (30), anunciou o Palácio Laranjeiras.
O início das filmagens chegou a ser previsto para 16 de maio, mas foi adiado a pedido da empresa fornecedora dos equipamentos.
Na primeira etapa, as câmeras portáteis serão acopladas à farda de policiais da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras) e de oito Batalhões de Polícia Militar (BPM) da capital: 2º (Botafogo), 3º (Méier), 4º (São Cristóvão), 6º (Tijuca), 16º (Olaria), 17º (Ilha do Governador), 19º (Copacabana) e 23º (Leblon).
O início da gravação das ações policiais será apresentado em uma cerimônia na Praça do Lido, em Copacabana, em que devem estar presentes o governador, Claudio Castro (PSC), e o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires. O evento está marcado para as 9h.
A utilização de câmeras nas fardas da Polícia Militar está prevista em uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa (Alerj) em maio do ano passado.