A pesquisa PoderData feita entre 22 e 24 de maio deste ano aponta um aumento na quantidade de brasileiros que não confiam na contagem de votos durante as eleições.
De acordo com a sondagem, a proporção de cidadãos que desconfiam das urnas eletrônicas subiu para 36%. Em janeiro, o índice era de 27%. O levantamento também afirma que o grupo que acredita no sistema eleitoral é maioria, sendo 58% da população. No início do ano, eram 57%.
Foram realizadas 3 mil entrevistas em 301 municípios localizados nas 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança em 95%. O registro da pesquisa é BR-05638/2022. Eis a íntegra.
Apesar do crescimento do número de pessoas no país que desconfiam da apuração de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante que jamais foi registrada nenhuma fraude desde a implantação das urnas eletrônicas, em 1996.
Em julho do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso, então presidente da Corte eleitoral, disse que o sistema é integro, atualizado e permitiu a alternância do poder no regime democrático.