A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (30), a Operação Tabaco Trend, com o objetivo de “coibir o delito de contrabando de cigarros eletrônicos no Distrito Federal”. Segundo os investigadores, dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
Em nota, a corporação informa ter identificado, ao longo das apurações, locais onde os cigarros eletrônicos estariam sendo comercializados na Feira dos Importados de Brasília.
“As evidências encontradas até o presente momento mostram indícios da prática do crime de contrabando de cigarros eletrônicos, sem descartar a possibilidade de, ao final, se comprovar que os fatos foram praticados por associação ou organização criminosa”, detalhou a PF, que seguirá nas investigações a fim de identificar os autores do delito.
Segundo o órgão, comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos ou “quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar” são proibidos no Brasil por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O material apreendido será encaminhado à Receita Federal. A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária do Distrito Federal e das policias Civil e Militar da unidade federativa.