Após serem convidados pelo governo comunista da China, dentre outros objetivos, para conhecer o sistema de reconhecimento facial chinês e eventualmente propor projetos de lei sobre o tema no início do ano legislativo, os parlamentares que foram à viagem estudam processar o filósofo Olavo de Carvalho.
Olavo publicou um vídeo crítico no YouTube e realizou postagens nas redes sociais onde chamava os parlamentares de “palhaços”, “semi-analfabetos” e “caipiras” e disse que reprovava tanto a viagem paga pelo governo chinês quanto a ideia de reconhecimento facial.
Em contato com o UOL, integrantes da comitiva (20 pessoas no total, sendo 12 parlamentares) que está na China afirmaram que sentiram traídos pelo filósofo. O deputado federal Luiz Miranda (DEM-DF), o único parlamentar do grupo que não é do PSL, confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai processar Olavo de Carvalho no Brasil.
“Há mais de 15 anos faço negócios com empresas chinesas”, afirma Miranda em nota. “Após tanto tempo fui convidado para conhecer melhor a cultura do país, o sistema de governo, além da tecnologia empregava em vários setores da sociedade, principalmente na área de segurança pública. Isso nos ajudará a propor alternativas eficientes ao governo brasileiro”.
“ALVEJARAM A GENTE PELAS COSTAS”
“Eu vou processar Olavo de Carvalho por difamação”, afirma o empresário Vinícius Carvalho, um dos organizadores da viagem junto à Embaixada da China no Brasil.
“Um absurdo o que ele fez, jogando o pessoal contra China e os parlamentares que estão aqui pensando no nosso país. É do interesse do Brasil ter a melhor das relações com os chineses”, diz Vinícius, que é ligado ao deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL-SP).
“Não é só o Miranda e o Vinícius que vão processar ele não, eu e a maioria do PSL que está aqui também queremos fazer a mesma coisa”, afirma um dos parlamentares que participa da viagem – que segundo o UOL, pediu para não ser identificado pois quer fechar questão com os outros colegas.
“Isso não se faz, alvejaram a gente pelas costas”, finalizou.
Com informações de UOL. Adaptado.